sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

CURIOSIDADES DO CHARME .

FAMOSO BAILE DE CHARME NO VIADUTO DE MADUREIRA.


BOM DIA GALERA !!!

Charmeiro é utilizado para designar os apreciadores de uma vertente da black music (música negra americana), conhecida popularmente no Brasil como charme, termo usado para o R&B contemporâneo no Brasil, que se desenvolveu a partir do urban.

Equipes de charme e DJs

Com a evolução do movimento, foram formadas equipes de som especializadas em charme, dentre as quais:

  • Família Charme Beat ("A Elegante do Charme"), comandada por Alexandre Careca DJ, Serginho Flash Back DJ, Wiliam DJ, Santana DJ , Ogro DJ (Victor),Rogério DJ (O Bombeiro) e o Locutor Alexandre Beat;
  • Só Mix Disco Club ("A Número Um do Charme"), comandada por Corello DJ, Fernandinho DJ, Loopy DJ;
  • Cassino Disco Club ("O Som do Charme"), comandada por Orlando DJ e Claudinho DJ;
  • Soul Charme ("Difícil de Esquecer"), comandada por Arthur DJ e PC DJ;
  • Charme Com Elegância ("A Fina Elegância da Black Music"), comandada por Carlão DJ;
  • BLACK POINT SOUL ("O Point do Charme"), comandada por DJ Birro;
  • CHARME RIO ("Uma nova opção em Black Music"), comandada por William (Paulista) DJ, Ronald DJ e Lula DJ.
  • "" Charme da Barão "" (O Melhor da Black Music) comandada pelos DJ's Samuel, Xandão e Tinho.
Personalidades do charme e artistas

O charme também contou com a colaborção direta de DJ's que abraçaram a causa e começam a romper com a estrutura antiga das equpes de som, segundo a qual, o "dono" da equipe determinava a linha musical a ser seguida sem questionamentos. O primeiro a aderir foi o DJ Marcão da Rádio Tropical do Rio de janeiro, A DJ e locutora Áurea, DJ Marlboro (em início de carreira), Fernandinho DJ, Orlando DJ, entre outros.

No final dos anos 1980 e início dos anos 90, surgiram os primeiros artistas nacionais que começaram a produzir músicas no Brasil ou a adaptar antigas canções para este gênero musical. Dentre estes cantores destacam-se: Alexandre Lucas (como vocalista da "Banda Fanzine" ou em sua carreira solo), Edmon, Abdula, Marta Vasconcelos, o conjunto Fat Family, Sampa Crew, Copacabana Beat, Claudinho & Buchecha, Marina Lima, Fernanda Abreu, D'Black e Shirley Carvalho.

Denominações no movimento charme

Durante a trajetória do movimento charme, desde seu início nos anos 1980, os charmeiros passaram a classificar as músicas e chamá-las de acordo com a ocasião de respectivos lançamentos, atribuindo-lhes o nome de "flash back" às músicas produzidas até meados dos anos 1980 e "midbacks" às produzidas entre o final dos anos 1980 e em toda a década de 1990. Esta denominação diferenciada das músicas no Movimento Charme também se deve parcialmente à existência de variadas vertentes dentro deste estilo, como por exemplo New Jack Swing, Smooth jazz, Slow Jams Urban e R&B Contemporâneo, que foram, dependendo de sua época, mais comumente produzidas e executadas.

Com certa regularidade são promovidos bailes de flash back e midbacks, especialmente para reunião de antigos freqüentadores dos bailes charme. Nestes bailes especiais, é nítida a diferença entre a faixa etária de seus freqüentadores, tradicionalmente chamados de "cascudos", em relação àquela vista em bailes com músicas atuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário