quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Música: O que foi o Soul Train!?




No início da década de 70 a exuberância criativa, a qualidade de cantores, grupos, compositores e arranjadores da música negra era uma coisa fantástica. Eles sofriam dificuldades e discriminação nas grandes gravadoras. Claro que negros sempre gravaram alguma coisa nos EUA, desde há muito tempo, mas essas gravadoras não lhes proporcionavam a devida divulgação no mercado.

Até que em 1971, o produtor e agente musical Don Cornelius teve uma ideia genial. Encontrando dificuldades nas grandes redes de televisão, ele busca uma parceria com uma pequena emissora de Chicago, a WCIU-TV, e lança o que talvez tenha sido o maior programa musical de todos os tempos o SOUL TRAIN

A ideia original era abrir espaço para a música negra americana, mas com o passar dos anos, músicos brancos de alta qualidade também por lá passaram. Praticamente TODOS os grandes músicos negros dos anos 60 e 70 estiveram no palco do Soul Train. O programa bombou! Bombou tanto que um ano depois os brancos lançam, em uma grande rede de TV, o Midnight Special, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.




Em 10 anos o Midnight Special é retirado do ar, já o poderoso Soul Train perdura até 2006, mantendo o recorde mundial de programa musical que ficou no ar por mais tempo. E sabem por que acabou o Soul Train? Por pura e simples falta de qualidade na atual música negra norte-americana. A invasão de coisas como hip-hop, rap e outras tolices fizeram o telespectador perder o interesse.









Nenhum comentário:

Postar um comentário