quinta-feira, 12 de julho de 2012

PAUL HARDCASTLE

UM ARTISTA DE MUITOS TANLENTOS

Em uma indústria onde egos à solta, onde o talento individual é muitas vezes ofuscado pela vaidade individual, Paul Hardcastle se destaca como um músico raro, que se sente melhor nos bastidores do que no centro do palco. De seus hits de dança de meados da década de 1980 até sua atual popularidade entre adultos e ouvintes de jazz contemporâneos, Hardcastle tem mantido um perfil discreto intencionalmente, enquanto ao mesmo tempo, exibindo um nível de magia técnica, tanto no teclado quanto no estúdio onde produziu inúmeros sucessos para si e para os outros.


Hardcastle nasceu em 10 de dezembro de 1957, em Londres, Inglaterra. Enquanto ele é, sem dúvida, um tecladista talentoso, o primeiro amor Hardcastle parece ter sido equipamento de estúdio. Como um adolescente, enquanto a maioria de seus colegas estavam imitando os licks de seus heróis favoritos da guitarra elétrica, Hardcastle foi mexer com gravadores e outros gadgets. Seu amor por equipamento de som levou a um emprego como vendedor de estéreo. Em 1980 Hardcastle adquiriu seu primeiro sintetizador. Ele rapidamente conseguiu um lugar de tecladista de uma banda chamada direct drive, efetivamente terminando sua carreira nas vendas. Com a Direct Drive, Hardcastle teve sua primeira experiência de sucesso em um clube de dança, marcando um punhado de sucessos menores na cena de dança de rua britânica , incluindo "Time´s running out" e "No depend on me", ambos lançados pela gravadora Oval. Direct Drive também, desde seu primeiro contato com a vocalista Helen Rogers, com quem continuou a trabalhar nos anos 1990


Após a dissolução da Direct Drive, Hardcastle juntou forças com o vocalista Derek Green para formar a banda de funk first light, em 1982. Assinando com a London Records, First Light rapidamente produziu dois singles de sucesso. Tanto "Explain the reason" e "Wish You Were Here" subiu ao Top 20 nas paradas de dança do Reino Unido. Apesar deste sucesso, Hardcastle frustrou-se com sua falta de controle sobre seus projetos. De sua experiência com a London Records, ele lembrou que "foi um desastre total. Foi uma batalha constante de" fazer isso, faça aquilo '", de acordo com um artigo da revista Billboard 1985.Para Hardcastle a solução para o problema de controle foi começar seu próprio selo, apropriadamente chamado de Controle Total. Seu parceiro nessa empreitada foi o popular clube DJ Steve Walsh.
Com o poder total sobre o seu próprio produto agora em mãos, Hardcastle continuou o caminho para criar novos hits de dança em sua terra natal, incluindo os singles "Guilty" e "You are the one for me." Duas instrumentais lançadas durante este período, sob a bandeira de Controle Total, "AM" e "daybreak",Hardcastle ganhou também notoriedade entre a multidão electro-funk. O sucesso desses hits menores pavimentou o caminho para o lançamento de "Rain Forest", o único que fez de Hardcastle uma verdadeira força internacional no cenário musical. Inicialmente registrado como a música tema para um especial de televisão sobre a cena hip hop britânico, "Rainforest", eventualmente, subiu tão alto como o número 41 nas paradas britânicas. A canção foi lançada em os EUA no início de 1985 pela gravadora Profile, e foi logo tomou conta de ambos os lados do Atlântico, vendendo quase meio milhão de cópias no mundo todo.



COM "19" FOI PARA O PRIMEIRO LUGAR

O sucesso de "Rainforest" criou uma grande demanda por serviços de Hardcastle como um técnico de estúdio, e ele mixou ou produziu faixas para grupos como third world e Pigbag. Ele logo assinou com a Chrysalis, e dentro de alguns meses fez a gravação que faria dele um nome familiar. Depois de assistir Vietnã Requiem, um documentário de televisão sobre a Guerra do Vietnã, Hardcastle ficou profundamente comovido com o fato de que a idade média de um soldado dos EUA em que o conflito tinha 19 anos, comparados a 26 durante a Segunda Guerra Mundial. O programa inspirou para criar seu maior hit, "19", que fez uso de amostras da trilha sonora do documentário, embora bem feito com toda sorte de efeitos eletrônicos e técnicas de scratch

Em 1985, "19" disparou para o número um nas paradas britânicas, e também alcançou o primeiro lugar na Alemanha e na Irlanda. Apesar do tema da canção, Hardcastle insistiu que seus motivos em fazer,não eram relacionados a política. Ao invés de queixas contra a guerra, ele afirmou que ele estava apenas tentando mostrar a trágica situação dos jovens que lutaram. Ele, no entanto, provocou a ira dos executivos de redes de televisão ABC e NBC, que achava que seu uso de imagens de rede no vídeo "19" foi imprópria, e que a dança para ela banalizou a guerra. Ele eventualmente cortar a metragem de rede, e viu o vídeo airtime substancial na MTV. Na esteira de "19", Hardcastle lançou mais dois singles, "Just for Money", com as vozes de agir superstars Sir Laurence Olivier e Bob Hoskins, e "don´t wate my time." Ambos os singles atingiram um público dançante da região, mas não chegou perto do estrondoso sucesso de "19". Todos três singles foram incluídos no álbum Hardcastle Paul Hardcastle, lançado pela Chrysalis em novembro de 1985. Embora este álbum tenha ido razoávelmente bem em lojas de discos, uma certa quantidade de reação crítica de "19" havia se estabelecido á esta altura. Muitos criticos sentiram que os recursos técnicos de estudio de Hardcastle haviam se tornados escassos para um trabalho em larga escala. Melody Maker, Colin Irwin se queixou de que "Paul Hardcastle é um bastardo inteligente, mas sua musica é artificial e sem alma." A revista People pareceu concordar, a julgar que "no momento em que o registro tenha terminado,a música de Hardcastle já tinha começado a parecer um seco projeto de ciências, um trabalho repetido com resultados previsíveis." Resposta ao seu álbum Chrysalis segundo, no winners, foi semelhante, embora mais uma vez gerou um punhado de Top 20 hits.
Durante a segunda metade da década de 1980, Hardcastle concentrou seus esforços no behind-the-scenes trabalho de estúdio em projetos de outros músicos ". Ele produziu discos para Ian Dury and the Blockheads, e trabalhou em remixes para vários artistas, incluindo Barry White, D-Train, e Five Star. Hardcastle também permaneceu ativo como compositor, escrevendo partituras originais para vários filmes e projetos para televisão, incluindo uma nova canção-tema para a TV britânica Top of the Pops série. Em 1990 Hardcastle deu outra facada na formação de sua própria gravadora, rápidos registros a termo, em que ele lançou o "Swing" única pelos meninos Def. Esse registro, eventualmente, alcançou o Top Billboard Vinte e foi um grande sucesso na Europa.

Jazz Carreira Ressuscitada

Na década de 1990 Hardcastle se reinventou como um compositor de jazz light e tecladista, um grande salto musicalmente de seus dias como um scratchmaster. O primeiro passo nesta fase nova veio em 1990, com o lançamento de um álbum na Motown pelo seu novo grupo Kiss the Sky. Em seguida, Hardcastle se reuniu com seu velho grupo Helen Rogers e o saxofonista Gary Barnacle, que havia gravado com artistas como Tina Turner, Elvis Costello, e Phil Collins, para formar os Jazzmasters. O trio lançou os álbuns Jazzmasters na etiqueta JVC independente em 1993, e rapidamente ganhou airplay considerável em ambos jazz contemporâneo e estações de R & B de rádio. O vídeo de uma das canções do álbum, "Sound of Summer", também teve muita exposição no VH-1. Jazzmas-dores, eventualmente, passou mais de um ano pairando perto do topo da parada jazz contemporâneo


PAUL HARDCASTLE EM SEU ESTÚDIO.


posição como uma força importante no jazz contemporâneo, urbano, com o único híbrido de jazz e soul light e R & B. Como Jazzmasters, Hardcastle passou semanas entre os mais vendidos em seu gênero. Hardcastle continuou a capitalizar sobre seu estrelato renovado Com o lançamento de um esforço individual, Hardcastle, em 1994, o artista consolidou sua com acompanhamento de álbuns em meados da década de 1990, II Jazzmasters e Hardcastle 2, bem como os projectos em curso como the kiss of sky. Com três saídas distintas para atender a sua criativa variando humores de Jazzmasters de jazz contemporâneo, com um groove de R & B, Hardcastle por seu trabalho um pouco mais experimental, a kiss the sky for the rougher,o mais urbano de sua produção-Hardcastle parecia ter escapado à percepção da monotonia que o atormentava nos anos 1980. Seus dias de projeto previsíveis claramente havia acabou.



PAUL HARDCASTLE E SUA FILHA MAXINE HARDCASTLE


DISCOGRAFIA
"Guilty," Total Control, 1984.
"You’re the One for Me," Total Control, 1984.
"A.M." Total Control, 1984.
"Daybreak," Total Control, 1984.
"Rainforest," Bluebird, 1985.
"19," Chrysalis, 1985.
"Just for Money," Chrysalis, 1985.
"Don’t Waste My Time," Chrysalis, 1985



PAUL HARDCASTLE JR.


With Direct Drive
"Time’s Running Out," Oval, 1981.
"Don’t Depend on Me," Oval, 1981
Com First Light
"Explain the reason," London Records, 1982.
"Wish You Were Here", London Records, 1982.
Álbuns
Paul Hardcastle, Chrysalis, 1985.
No Winnners, Chrysalis, 1986.
Jazzmasters, JVC, 1993.
                                        
Hardcastle, JVC, 1994.

Jazzmasters II, a JVC.

Hardcastle II, a JVC.

Fontes

Billboard, 16 de fevereiro de 1985; 01 de junho de 1985; 21 de agosto de 1993; 02 de julho de 1994; 16 julho de 1994.

Los Angeles Times, 08 de junho de 1985.

Melody Maker, 23 de fevereiro de 1985; 18 de maio de 1985.

Newsweek, 27 de maio de 1985.

Pessoas, 3 de fevereiro de 1986.

Material adicional foi obtido a partir de materiais promocionais fornecidos pelos JVC MUSIC

O produtor e tecladista de Londres, Paul Hardcastle estreou como artista solo em 1984 e marcou o ano seguinte com "19", um registro de electro-orientado com notícias e outras fontes sobre o Vietnã. Tornou-se um grande sucesso em seu país natal, em os EUA, que liderou Billboard clube. Mais tarde, ele produziu e fez remixes para artistas como Ian Dury e Phil Lynott. Ele continuou a vender bem no mercado de dança especializada e, ocasionalmente, lançado registros como parte do duo Kiss the Sky (com Jaki Graham) ao mesmo tempo, operando sob nomes como os boys Def, bips, Internacional, e Jazzmasters. Zero One (1985), Jazzmasters II (1994), e Hardcastle 2 (1996) estavam entre seus lançamentos mais populares através dos anos 90, enquanto a tampa do dois-disco para Cover (1997) reuniu seus maiores sucessos, junto com um registro de bônus de covers gravados recentemente. Hardcastle manteve a série Jazzmasters em execução até 2010, ano do sexto volume foi emitido, e ele também continuou sua série Hardcastle de smooth jazz orientadas assuntos através de seu próprio volume VI, lançado em 2011. ~ Steve Huey, Rovi

No início de 1980, Hardcastle tocou teclados em vários singles na gravadora Oval pelos grupos de música e de dança directo e First Light, antes de começar carreira solo.

Ele conseguiu alguns elogios por seu primeiros singles, nomeadamente em 1984, a faixa electro-funk/freestyle/instrumental, "Rain Forest", que juntamente com a pista ", Chaser Sound" atingiu o número dois na tabela de dança. [2] " rain forest "também atingiu o número cinco na carta alma e número 57 no Hot 100. [3] Em 1985, ele chegou a um maior destaque com o sucesso internacional" 19 ", uma canção sobre o envolvimento dos EUA na Guerra do Vietnã e o efeito que teve sobre os soldados que serviram, usando o diálogo de amostragem de um documentário da televisão americana sobre o transtorno de estresse pós-traumático sofrido por veteranos.

Hardcastle apreciado por vários hits mais no Reino Unido, incluindo "don´t watle my time" (com vocais de Carol Kenyon) (UK # 8) e "The Wizard", um hit no Reino Unido # 15 que se tornou a música tema para a música da BBC Television gráfico mostram Top of the Pops na década de 80. Ele também fez um groove com "Just For Money", que alcançou # 19 no Reino Unido e Bob Hoskins featured e Laurence Olivier. Anteriormente, ele havia cortado uma versão cover do hit mais influente D-Train de "you are the one for me", seguido com suas próprias composições "daybreak" e "AM" Hardcastle também escreveu a música tema para o sábado Live, um show de entretenimento popular que decorreu entre 1985-1987.



PAUL HARDCASTLE NOS DIAS DE HOJE.


Ele também fez o único hit "The Voyager", que foi utilizado para o feriado do programa BBC One. Paul agora reconhece que ele era "Não NN-Nineteen Out" por trás da trilha com Rory Bremner.

Depois de 1986, Hardcastle começou a especializar-se na televisão e em trilhas sonoras e remix de trabalhos, para artistas como Five Star, Barry White, Third World, Sinitta, Johnny Logan, Hiroshima e Ian Dury.

Em 1988, Hardcastle lançou o álbum conceito, sem vencedores, que incide sobre os potenciais efeitos negativos do fria corrida armamentista da Guerra. Em 2000, ele lançou Hardcastle III, que incluiu um remake de "rain forest" e um single, "Desire".

Hardcastle também gravou vários álbuns de jazz synth, alternando lançamentos sob os nomes de artistas beijar o céu, As Jazzmasters, e Paul Hardcastle. [1] Trabalhando regularmente com a vocalista Helen Rogers, Hardcastle recrutou vários saxofonistas, incluindo Gary Barnacle (no primeiro álbum) , Snake Davis, Phil Todd e Tony Woods. Todos esses álbuns foram tocadas na rádio jazz suave nos Estados Unidos, onde algumas das músicas mais tocadas incluem "Northern Lights", "lost in space", "disire", "Shine" e "serena". Ele ganhou o Billboard Smooth Jazz Artist of the Year em 2008.

2010 É O Jazzmasters faixa VI "Touch and Go", com seu filho Paul Jr. no sax, alcançou a posição # 1 na Billboard Jazz EUA gráfico de canções, tornando-se seu décimo número um no gráfico Smooth Jazz no total.

Seu álbum mais recente, Hardcastle VI, lançado em setembro de 2011, apresenta ainda um outro remake de "Rainforest" - desta vez misturado com R & B lenda canção de Marvin Gaye assinatura: "O que está acontecendo."

Vida pessoal

Hardcastle é casado com Dolores Baker, e eles têm três filhos [4]: ​​Maxine (nascida em abril de 1986 [5] [6]), Paulo Jr. (nascido em agosto de 1990 [7]), e Ritchie (nascido em Maio de 1997).

Um comentário:

  1. Show, gostei demais das informações. Admiro muito o trabalho do PH. Parabéns pelo seu trabalho de pesquisa.

    ResponderExcluir